Missão
Sua missão é planejar, coordenar, executar e avaliar as políticas públicas de saúde, assegurando o acesso universal, igualitário e integral aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na melhoria contínua da qualidade de vida da população rafaelense.
Visão
A Secretaria Municipal de Saúde de Rafael Godeiro tem como visão ser referência em saúde pública no Rio Grande do Norte, promovendo uma rede de cuidados humanizada, resolutiva e acessível a toda população, com base na equidade, na prevenção e na valorização da vida.
Valores
Seus valores se baseiam no compromisso com a vida, no respeito ao cidadão, na humanização do atendimento, na ética, na transparência e na responsabilidade social. A secretaria também valoriza o trabalho dos profissionais de saúde e se orienta pela equidade e eficiência no uso dos recursos públicos.
Seus valores se baseiam no compromisso com a vida, no respeito ao cidadão, na humanização do atendimento, na ética, na transparência e na responsabilidade social. A secretaria também valoriza o trabalho dos profissionais de saúde e se orienta pela equidade e eficiência no uso dos recursos públicos.
Propósito
O propósito da Secretaria Municipal de Saúde é cuidar das pessoas com dignidade, garantindo um sistema público de saúde eficiente, acolhedor e respeitoso, que promova bem-estar, inclusão social e desenvolvimento humano em todas as fases da vida.
Funções
A secretaria tem como função desenvolver, coordenar e executar a política municipal de saúde, implementando as diretrizes do SUS em âmbito local. Atua desde a atenção básica até os serviços especializados, abrangendo ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde. Também é responsável por administrar as unidades de saúde do município, organizar o abastecimento de medicamentos, realizar campanhas educativas, fiscalizar as condições sanitárias e ambientais, monitorar indicadores de saúde e captar recursos junto a outras esferas de governo para a melhoria contínua do sistema municipal de saúde.
Atribuições da Secretaria
A secretaria tem como função desenvolver, coordenar e executar a política municipal de saúde, implementando as diretrizes do SUS em âmbito local. Atua desde a atenção básica até os serviços especializados, abrangendo ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde. Também é responsável por administrar as unidades de saúde do município, organizar o abastecimento de medicamentos, realizar campanhas educativas, fiscalizar as condições sanitárias e ambientais, monitorar indicadores de saúde e captar recursos junto a outras esferas de governo para a melhoria contínua do sistema municipal de saúde.
Atribuições do Gestor
Ao gestor da Secretaria Municipal de Saúde compete representar institucionalmente a pasta, coordenar a formulação e execução das políticas públicas de saúde, administrar com responsabilidade os recursos financeiros, humanos e materiais disponíveis, garantir o bom funcionamento da rede municipal de saúde e promover uma gestão participativa e transparente. Cabe ainda ao gestor acompanhar e avaliar os serviços oferecidos, fortalecer o diálogo com os conselhos de saúde e assegurar a efetiva articulação entre os diferentes níveis de atenção e os diversos setores que atuam na área da saúde em Rafael Godeiro.